Ola pessoal, muitos alunos de nossa escola irão fazer a prova do Colégio Visconde de Porto Seguro, para esses alunos eu peguei o PDF do conteúdo da prova no próprio site do Porto Seguro.
ENSINO MÉDIO – 1º ANO
Esperam-se do candidato as seguintes habilidades linguísticas e de raciocínio lógico-matemático:
LÍNGUA PORTUGUESA
1. Leitura
1.1. Compreender e interpretar textos de natureza ficcional e informativa, identificando:
1.1.1. Relações (gramaticais e semânticas) entre diferentes fragmentos de um mesmo texto ou
entre diferentes textos
1.1.2. Sentido de palavras e expressões contextualizadas
1.1.3. Mensagens (explícitas e implícitas)
1.2. Reelaborar ideias transmitidas pelo texto de modo pessoal, claro, organizado e coerente
1.3. Estabelecer relações de causa e consequência, temporalidade e espacialidade entre ideias
1.4. Comparar, sintetizar, relacionar e levantar hipóteses sobre informações presentes no texto
1.5. Compreender e identificar traços de verossimilhança, na narrativa
2. Produção de texto
Criar um conto ou artigo de opinião, revelando:
2.1. Estruturação adequada do gênero
2.2. Exploração de elementos básicos do narrar ou do argumentar, conforme escolha
2.3. Emprego da variedade linguística adequada ao gênero textual escolhido
2.4. Relações de causa e consequência, temporalidade e espacialidade
2.5. Coerência e coesão textuais
3. Reflexão sobre a Língua
3.1. Identificar:
3.1.1 Todas as classes gramaticais
3.1.2 Termos da oração
3.2. Orações subordinadas substantivas (classificação e orações substantivas reduzidas)
3.3. Revelar domínio da norma culta ao efetuar:
3.3.1. Concordância verbal e nominal
3.3.2. Regência verbal e nominal
3.4. Crase
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Livro: Português - Linguagens - 9º ano – 6ª ed. Reformulada
Autores: CEREJA, William R. & COCHAR, Thereza M.
Editora: Atual
MATEMÁTICA
1. Números , Operações e Álgebra
1.1. Radiciação e Potenciação
1.1.1. Notação científica
1.1.2. Potências e propriedades
1.1.3. Radicais: operações e racionalização
1.2. Equações e sistemas
1.2.1. Equações de 2º grau: resolução
1.2.2. Sistemas de Equações
2. Espaço e Forma/Medidas
2.1. Áreas (triângulos e quadriláteros)
2.2. Semelhança de triângulos
3. Tratamento da Informação
3.1. Gráficos
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Livro: Matemática Imenes & Lellis - 9º ano, 1ª ed.
Autores: IMENES, Luiz Márcio; LELLIS, Marcelo.
Editora: Moderna
INGLÊS
1. Reading comprehension
2. Verb tenses: Present Simple and Continuous; Past Simple and Continuous; Present Perfect
Simple and Continuous; Past Perfect; Future (will , going to)
3. Comparative and Superlative Adjectives and Adverbs
4. Conditional Tenses: First and Second
5. Vocabulary
6. Word Formation / Parts of Speech (noun, verb, adjective and adverb)
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Livro: Compact Preliminary for Schools
Autores: ELLIOT, Sue & THOMAS, Amanda
Editora: Cambridge
Fonte:http://inscricoes.portoseguro.org.br/
Você pode pegar a ficha de inscrição neste momento porem só a ficha só sera aceita a partir do dia 27 e durara até dia 31. E a prova sera feita no dia 13 das 7:45 as 11:45, aproveite as matéria dentro do blog para estudar.
ENSINO MÉDIO – 1º ANO
Esperam-se do candidato as seguintes habilidades linguísticas e de raciocínio lógico-matemático:
LÍNGUA PORTUGUESA
1. Leitura
1.1. Compreender e interpretar textos de natureza ficcional e informativa, identificando:
1.1.1. Relações (gramaticais e semânticas) entre diferentes fragmentos de um mesmo texto ou
entre diferentes textos
1.1.2. Sentido de palavras e expressões contextualizadas
1.1.3. Mensagens (explícitas e implícitas)
1.2. Reelaborar ideias transmitidas pelo texto de modo pessoal, claro, organizado e coerente
1.3. Estabelecer relações de causa e consequência, temporalidade e espacialidade entre ideias
1.4. Comparar, sintetizar, relacionar e levantar hipóteses sobre informações presentes no texto
1.5. Compreender e identificar traços de verossimilhança, na narrativa
2. Produção de texto
Criar um conto ou artigo de opinião, revelando:
2.1. Estruturação adequada do gênero
2.2. Exploração de elementos básicos do narrar ou do argumentar, conforme escolha
2.3. Emprego da variedade linguística adequada ao gênero textual escolhido
2.4. Relações de causa e consequência, temporalidade e espacialidade
2.5. Coerência e coesão textuais
3. Reflexão sobre a Língua
3.1. Identificar:
3.1.1 Todas as classes gramaticais
3.1.2 Termos da oração
3.2. Orações subordinadas substantivas (classificação e orações substantivas reduzidas)
3.3. Revelar domínio da norma culta ao efetuar:
3.3.1. Concordância verbal e nominal
3.3.2. Regência verbal e nominal
3.4. Crase
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Livro: Português - Linguagens - 9º ano – 6ª ed. Reformulada
Autores: CEREJA, William R. & COCHAR, Thereza M.
Editora: Atual
MATEMÁTICA
1. Números , Operações e Álgebra
1.1. Radiciação e Potenciação
1.1.1. Notação científica
1.1.2. Potências e propriedades
1.1.3. Radicais: operações e racionalização
1.2. Equações e sistemas
1.2.1. Equações de 2º grau: resolução
1.2.2. Sistemas de Equações
2. Espaço e Forma/Medidas
2.1. Áreas (triângulos e quadriláteros)
2.2. Semelhança de triângulos
3. Tratamento da Informação
3.1. Gráficos
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Livro: Matemática Imenes & Lellis - 9º ano, 1ª ed.
Autores: IMENES, Luiz Márcio; LELLIS, Marcelo.
Editora: Moderna
INGLÊS
1. Reading comprehension
2. Verb tenses: Present Simple and Continuous; Past Simple and Continuous; Present Perfect
Simple and Continuous; Past Perfect; Future (will , going to)
3. Comparative and Superlative Adjectives and Adverbs
4. Conditional Tenses: First and Second
5. Vocabulary
6. Word Formation / Parts of Speech (noun, verb, adjective and adverb)
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Livro: Compact Preliminary for Schools
Autores: ELLIOT, Sue & THOMAS, Amanda
Editora: Cambridge
Fonte:http://inscricoes.portoseguro.org.br/
Você pode pegar a ficha de inscrição neste momento porem só a ficha só sera aceita a partir do dia 27 e durara até dia 31. E a prova sera feita no dia 13 das 7:45 as 11:45, aproveite as matéria dentro do blog para estudar.
Nenhum comentário