Menu

Teste Teste Teste

» » Matéria de Artes- O Som na Música
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga



 Olá pessoal, tudo bem? Hoje trago um novo texto de artes que será uma base para a prova, por isso estudem!! Quem nos enviou o texto foi Fernanda Lira. Olhem só:

A música para ser ouvida é preciso que haja som, quer dizer: que alguém cante ou toque um instrumento musical. Vamos conhecer as 4 propriedades de som.

 Altura.

Com o estado da "monocórdio" de pitágoras , filósofo grego , sua curiosidade o levou a descoberta que relacionam música e matemática.

*Monocórdio.

Instrumento com 2 hastes esticando a corda e se divide ao meio, o som mudava para mais agudo. Ele foi dividindo a corda e encontrando a escala musical. 
Foi possível perceber que som mudava conforme o comprimento das cordas.
Cordas compridas ,sons graves,cordas curtas sons agudos. A partir da altura do som definimos as notas musicais  DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI.

Duração.

A música é feita de sons que não podemos pegar, apenas ouvir e sentir.
Enquanto ela acontece , o tempo passa. Essa é mais uma característica do som duração. Os sons tem duração diferente sons longos e curtos.
Também podemos perceber que certas batidas do ritmo sempre são do mesmo modo. Isso pode ser comparado com as batidas do coração que chamamos de pulsão.
Os diferentes andamentos da música podem ser:
- Rápido : Acelerando
-Lento: Retardando(Palavras escritas em, italiano). 

Intensidade.

As mudanças do som com intensidade forte ou fraca na música chamamos de dinâmica.
Nas partituras aparecem em idioma italiano, sendo o forte com a letra f, e o suave com a letra p (em italiano, palavra piano significa suave).
Além das dinâmicas podemos anotar na partitura a variação do som do p ao f chamamos de crescendo, do f ao p chamamos de decrescendo.

Timbre.

Os instrumentos são construídos de materiais diferentes (madeira, metal etc) e seu som pode ser produzido de maneira diferente, alguns percutidos, outros soprados ou dedilhados e até mesmo fracionados com um arco.
Isso provoca sonoridades distintas que podem ser identificadas e associa-a um determinado instrumento ou maneira de tocá-lo.
Essa qualidade ou "colorido" do som pode ser chamado de timbre.

Por hoje é isso galera, espero ter ajudado. Até o próximo post!

Indicação: Profª Tânia (artes) Créditos: Fernanda Mendes e Victória Araújo

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios